Prefeitura de Luziânia entrega a 11ª UBS

Na manhã de quinta feira, 25/01, o prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin, inaugurou mais uma Unidade Básica de Saúde, a 11ª de sua gestão, no bairro Mingone II, no Disrito do Jardim Ingá.

Tidas como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Dentro das UBSs, o cidadão é tratado por uma equipe de profissionais com médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade.

O médico de família tem uma formação ampla e integrada, que prepara o profissional para fazer o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Os serviços oferecidos dentro de uma UBS englobam ações de prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, como prevenção ao câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Além disso, dentro da unidade, o cidadão tem acesso a curativos, inalações, aplicação de vacinas, coleta de exames laboratoriais e tratamento odontológico, recebendo medicação básica e, quando necessário, encaminhamento para atendimentos com especialistas.

A expansão das Unidades Básicas de Saúde é uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura Municipal de Luziânia, e tem o objetivo de garantir serviços mais próximos à população, em suas comunidades, com estrutura necessária para atender bem e de forma acolhedora o paciente.

“Os moradores do Mingone II passam a ter um serviço de excelência, que vem fortalecer a Estratégia de Saúde da Família com equipes preparadas e uma estrutura voltada para oferecer mais serviços, que chegam mais perto da casa do cidadão”, destacou o Secretário de Saúde, Watherson Roriz.

Para o prefeito Cristóvão Tormin, este é mais um dos compromissos assumidos e realizados. “Não temos mais como retroceder. Estamos em janeiro, primeiro mês de 2018, e estamos mostrando que o trabalho não parou, que essa gestão desde seu primeiro dia não se acomodou e continua levando melhorias e serviços para aqueles que mais precisam. Esta unidade transforma a vida das pessoas que moram aqui, que sabem que se tiverem algum problema terão o atendimento na própria comunidade. Esse foi o compromisso que assumimos e que estamos cumprindo com garra e determinação, todos os dias”, ressaltou o prefeito Cristóvão.

Fonte: ASCOM/PML

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: