Administração

Qual é o caminho?

Você já parou alguma vez para analisar, avaliar e planejar sua vida?

Se sim ótimo. Caso contrário é hora de tirar um tempo para planejar, definir seus objetivos e ter o controle da situação.  

Não saber qual rumo seguir e nem mesmo ter objetivos claros e definidos é uma das várias incógnitas que podemos enfrentar em alguma fase da vida. E essa falta de direção pode tornar tudo mais complicado, aumentando as chances de escolher o caminho errado e fazer com que desperdicemos nosso precioso tempo.

Muitos até começam a planejar e a mentalizar um objetivo, mas na maioria das vezes por falta de paciência ou interesse acabam perdendo o foco e desistindo antes mesmo de iniciar o projeto. Talvez com um pouco mais de esforço, dedicação e principalmente foco poderiam colaborar na concretização do objetivo idealizado.

Ao continuar ‘sobrevivendo’ sem planejamento e sem objetivos definidos com o tempo será possível perceber que as coisas podem ficar fora de controle, e na maioria das vezes a primeira reação das pessoas será reclamar e focar nos problemas. E quando o foco passa a ser o problema, a solução acaba sendo ofuscada.

Mas como posso iniciar meu planejamento?

Uma ferramenta muito útil aplicada na administração no Sistema de Qualidade e que pode ser aplicada também na vida pessoal é o 5W2H, que é a abreviação das iniciais em inglês das perguntas: What (o quê), Who (quem), When (quando), Why (porque), Where (onde) são os 5 W, How (como) e How much (quanto custa) são os 2 H.

Tente aplicar na sua vida, planejar e definir seus objetivos. Defina o que te move, defina para onde será direcionado todo seu esforço, defina o sonho que tem mais desejo em realizar. E através dessa definição crie as metas de curto, médio e longo prazo. Faça periodicamente uma avaliação do que já foi concretizado, o que falta para ser alcançado e se necessário reorganize, redefina as metas, pois é melhor fazer uma pausa e colocar a vida nos trilhos do que deixar as coisas fora de controle.

Lembre-se, a vida é repleta de desafios e a cada dia temos a oportunidade de fazer a diferença. E essa decisão está em suas mãos, você tem o poder! Cabe a você decidir o que fazer com essa nova oportunidade.

*Adalberto Félix é administrador, blogueiro e palestrante.

Adalberto Félix
Administrador, blogueiro, palestrante e presidente do Conselho de Juventude de Luziânia. Com experiência em marketing, assessoria parlamentar e relações com o mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *